Agenda veterinária

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Fórum Animal lança Curso gratuito “Animal é compromisso político” para pré-candidatos às eleições de 2022

15 março|8:00 am - 6:00 pm

Capacitação para reconhecer as demandas urgentes da proteção animal e inclusão de propostas de ação em seus programas políticos, considerando a relevância social e os impactos à saúde da relação entre os animais e a comunidade, bem como ampliar a consideração moral de diferentes espécies além de cães e gatos

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal), por meio da sua Frente Legal Animalista, está promovendo o curso “Animal é compromisso político”. O evento será gratuito e realizado no dia 15 de março das 9 às 18 horas via plataforma Zoom. As inscrições estão abertas e são exclusivas para os pré-candidatos ao cargo de Deputado estadual e federal e Senador nas próximas eleições.

O curso faz parte da primeira fase das atividades previstas da campanha de “Políticas Públicas Animalistas” (PPAs), que tem por objetivo construir diálogo permanente com a comunidade e representantes políticos, visando propor a todos os envolvidos na administração pública e em todas as esferas de Poder, uma pauta mínima de ações previstas que considerem o direito dos animais não humanos. Na segunda fase, estão previstos debates entre os pré-candidatos para discutir temas relacionados à proteção animal.

Na programação do curso serão discutidos temas essenciais para quem visa defender os interesses dos animais e promover uma sociedade mais justa para todos os seres, como:

Saúde coletiva e bem-estar animal; importância da consideração moral de todas as espécies e outros assuntos mais voltados a construção das propostas legislativas, como noções gerais de administração pública; Legislação de Proteção Animal; e aspectos jurídicos e contexto social da construção de projetos de lei. Confira a programação completa no nosso site (https://forumanimal.org/inscreva-se-no-curso-gratuito-para-pre-candidatos-as-eleicoes-de-2022/).

“A importância deste curso está na necessidade que temos dos legisladores proporem Projetos de Lei que sejam aplicáveis e que de fato transformem a relação dos seres humanos com os animais, independente da espécie. Onde houver um animal, é importante que as leis propostas tragam resultados positivos para estes indivíduos, que possuem direitos que precisam ser preservados, melhorando a qualidade de vida dos animais e da coletividade. Nos últimos 50 anos, observamos muitos avanços no conhecimento científico, mas para que ele se efetive é fundamental uma mudança no nosso marco civilizatório, na relação com os animais, com empatia, respeito, dignidade e compaixão nas nossas relações com os animais”, explica Vânia Plaza Nunes, Diretora Técnica do Fórum Animal.

A discussão desses temas é essencial para que os pré-candidatos entendam que as demandas da proteção animal perpassam outras áreas da administração pública, como a saúde coletiva e o meio ambiente, sendo urgente não só o reconhecimento dessa condição mas a apresentação de propostas efetivas para lidar com temas como abandono animal, animais explorados para tração, animais silvestres prejudicados pela destruição ambiental, entre outros. Ao final do curso, esperamos que os participantes se comprometam a incluir em sua campanha uma pauta mínima de proteção animal que será apresentada.

A relevância da campanha baseia-se na necessidade de desenvolver uma proteção animal integral, que envolva o engajamento, a capacitação e a ampliação da proteção a diferentes espécies, com consciência política.

As ações não são apenas voltadas para a identificação de candidatos comprometidos e com propostas que garantam o interesse dos animais, mas também com a conscientização

da sociedade para reconhecer tais candidatos, e exercer a cidadania através do voto consciente e do acompanhamento do trabalho dos eleitos, sabendo exigir o cumprimento das ações propostas.

“A ideia não é apenas identificar candidatos que possuam em seu discurso público-político pautas relacionadas ao direito dos animais mais próximos dos seres humanos, como cães e gatos, mas que também reconheçam a necessidade de ampliação do círculo de compaixão e atuação para outras espécies, e que se comprometam e capacitem para atuar em prol de todos os seres sencientes”, afirma a médica-veterinária Haiuly Viana, Coordenadora Técnica do Fórum Animal.

As inscrições são gratuitas e online.

Entretanto, as inscrições fora dos pré-requisitos não serão efetivadas.

Formulário de inscrição:

https://zoom.us/webinar/register/WN_qkQvmBnqSZK6TnBHAY_Apw

Sobre a entidade promotora do curso:

Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal) – é uma organização fundada há 22 anos visando reunir ativistas e fortalecer ações para a proteção de todas as espécies animais. Construiu uma rede de apoio a outras ONGs por todo o país, com mais de 100 organizações afiliadas que atuam pela defesa do meio ambiente e a proteção animal, prestando apoio técnico e lutando pelo reconhecimento da senciência e dignidade animal. É formada por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos-veterinários, pesquisadores, especialistas em marketing, comunicação, gestão de projetos, advogados e biólogos.

Detalhes

Data:
15 março
Hora:
8:00 am - 6:00 pm
Categorias de Evento:
, ,
Website:
https://zoom.us/webinar/register/WN_qkQvmBnqSZK6TnBHAY_Apw.

Organizador

Fórum Nacional de Proteção e Defesa e Animal
Website:
https://www.forumanimal.org/

Local

Plataforma Zoom

Deixe uma resposta